Cantos da Terra - Tradições portuguesas.
Personagens carismáticos da história de Portugal
Listagem simples
Listagem com fotografia

20 Personagens + lidos
20 Personagens - lidos

O seu donativo ajuda-nos a manter as tradições portuguesas online
Um espaço de consulta gratuita há mais de 18 anos.
Clique para ligar rádio
- Poderá continuar a navegar.

 
 • Personagem: Manuel Maria Barbosa du Bocage
 

Manuel Maria Barbosa du Bocage

Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em Setúbal a 17 de Setembro de 1766. Filho de José Luís Soares de Barbosa um antigo magistrado e de Mariana Joaquina Lestof du Bocage, senhora de origem Francesa.

O seu espírito irrequieto leva-o a abandonar a escola aos 14 anos para se alistar no Regimento de Infantaria 7 em Setúbal. Dois anos mais tarde troca o Exército pela Armada matriculando-se na Academia da Marinha em Lisboa. È neste momento que a sua veia poética começa a dar frutos, frequentando as tertúlias boémias dos cafés de Lisboa, Bocage destaca-se pelo seus dotes de improvisação utilizando para isso uma linguagem popular, burlesca e satírica que o coloca numa posição marginal em relação aos literários da época.

Tentando imitar o seu ídolo Luís de Camões, Bocage parte para a Ásia passando por Goa, Damão, Macau e Cantão regressando algum tempo mais tarde a Lisboa.

Deixando-se influenciar pelos ideais do Liberalismo é detido e preso, graças a alguns amigos influentes que conseguem transformar o seu crime político em erro religioso é conduzido aos cárceres da Inquisição. Fica retido no Convento das Necessidades entregue á custódia da Congregação do Oratório. Depois de libertado deixa de parte a sua poesia e dedica-se a fazer traduções conseguindo assim uma vida mais regrada e tranquila que lhe permite ao mesmo tempo providenciar o sustento de sua irmã.

Morreu no dia 21 de Dezembro de 1805 na casa onde morava na Travessa de André Valente, tendo apenas 39 anos de idade.

 
 
««« Voltar
 
 
Pão com olhos, queijo sem olhos e vinho que espirre para os olhos.

Programação da rádio


 

 

© 2003-2021 Cantos da Terra - Todos os direitos reservados.
12733829 páginas visitadas - 326 visitantes ligados
Contacte-nos