D. Antónia
Infanta de Portugal, D. Antónia Maria Fernanda Micaela Gabriela Rafaela Francisca de Assis Ana Gonzaga Silvina Júlia Augusta, princesa de Hohenzollern Sigmaringen, filha da rainha D. Maria II e de el-rei D. Fernando, irmã dos falecidos monarcas D. Pedro V e D. Luís I, tia do actual soberano el-rei senhor D. Carlos.
N. em Lisboa, no paço das Necessidades, a 17 de Fevereiro de 1845;
senhora dotada dum carácter bondoso e finíssima educação, era estimada pelo povo português, assim como todos os filhos de D. Maria II. Casou em 12 de Setembro de 1860 com o príncipe Leopoldo, filho do príncipe de Hohenzollern, outrora reinante.
Este principado, incorporado hoje na Prússia, compõe-se de duas partes: o de Hechingen e o de Sigmaringen, que ficam nas proximidades do Danúbio. O príncipe Leopoldo, já falecido há anos, era irmão da rainha D. Estefânia, mulher de D. Pedro V. Seis dias depois do casamento, partiram os dois esposos para Alemanha, a bordo da corveta Bartolomeu Dias, do comando do infante D. Luís, que no fim do ano seguinte, 1861, sucedeu no trono pelo falecimento de seu irmão, el-rei D. Pedro V, sucedido a 11 de Novembro deste ano.
A princesa senhora D. Antónia, já no estado de viúva, visitou Lisboa no ano de 1887, onde desembarcou às 4 horas da tarde do dia 25 de Março. Teve uma recepção afectuosa e festiva. Estivera mais de vinte anos ausente de Portugal, vivendo no seu castelo de Sigmaringen, e, contudo, essa longa ausência não fez desmerecer o amor e a dedicação dos portugueses, que pesarosos a tinham visto deixar a pátria, tendo apenas dezasseis anos incompletos. Dizem que a princesa senhora D. Antónia vive inconsolável pela perda de seu marido e saudosa pela pátria, que estremecia. Os serviçais do castelo de Sigmaringen,
Segundo consta, tecia ordem de a informarem com referencia aos nomes e posição dos portugueses que passam ali, e que mesmo sem solicitarem audiência, ela toma a iniciativa de a conceder, procurando com todo o interesse saber notícias de Portugal, e deleitando-se em falar o idioma do país que lhe foi berço. |