Tavares Belo
Um dos mais aclamados maestros compositores da música portuguesa dos anos quarenta e cinquenta, Armando Tavares Belo nunca tirou nenhum curso de música, limitando-se a estudar piano com uma professora que, mais tarde, se casaria com o seu irmão.
Natural de Faro, onde nasceu em 1911, Tavares Belo foi assim um músico ”de ouvido”, com faro especial para chegar ao piano e reproduzir as melodias que ia ouvindo. Estudou, com a sua cunhada Branca, dos cinco aos nove anos e, aos 17 anos, era já contratado para actuar no Clube Montanha, em Lisboa.
Ingressou em 1933 na Orquestra Portugal e, em 1938, fundava com Álvaro Silva a Orquestra Toseli, que dirigiu até ser, em 1946, convidado pelo maestro Belo Marques para o substituir na direcção da Orquestra de Variedades da Emissora Nacional.
Autor de música para revistas e cinema, escreveu para Maria de Lourdes Resende ou Simone de Oliveira. Faleceu em 1993.
|