• As 25 lendas menos procuradas no nosso site
 
werwerwer
Lenda da zona de werwerwer  [ 640 leituras. ]
werwer werwer werwer werwer
 
Titulo da Lenda
Lenda da zona de xpto  [ 686 leituras. ]
esta é a lenda que envio
 
Lenda de Pedro Sem
Lenda da zona de Porto  [ 1107 leituras. ]
A torre medieval que se encontra diante do antigo Palácio de Cristal, no Porto, é ainda hoje conhecida por Torre de Pedro Sem. A história diz que essa torre pertencia a Pêro do Sem, doutor de leis, jurisconsulto e chanceler-mor de D. Afonso VI, no sé... [ Mais... ]
 
Santiago e Caio
Lenda da zona de Porto  [ 1108 leituras. ]
No ano de 44 da era de Jesus Cristo, passeava pela praia de Matosinhos um ilustre cavaleiro da Maia, Caio Carpo Palenciano, com a sua mulher Claudina e vários parentes e amigos.

Cavalgava o grupo pelo areal quando alguém vislumbrou uma ba... [ Mais... ]
 
O pagem invejoso
Lenda da zona de Leiria  [ 1108 leituras. ]
Era uma vez ... estavam D. Dinis e sua mulher, a Rainha Santa Isabel, a estanciar em Monte Real, o que faziam sempre que era possível.

Certo dia, foi o Rei galopar, campos fora, levando consigo um pagem que tinha inveja de um outro pajem q... [ Mais... ]
 
O milagre das rosas
Lenda da zona de Leiria  [ 1108 leituras. ]
Era uma vez ... vivia o Rei D. Dinis com a Rainha Santa Isabel, no Castelo de Leiria.

A Rainha tinha mandado fazer a igreja de Nossa Senhora da Penha, lá no Castelo, onde moravam, na qual trabalhavam muitos alvanéis.

Santa Isabe... [ Mais... ]
 
Lenda do Milagre de Ourique
Lenda da zona de Beja  [ 1108 leituras. ]
A Batalha de Ourique é um episódio simbólico para a monarquia portuguesa, pois conta-se que foi nela que D. Afonso Henriques foi pela primeira vez aclamado rei de Portugal, em 25 de Julho de 1139.

Foi no campo de Ourique que se defrontara... [ Mais... ]
 
Topónimo de Odivelas
Lenda da zona de Odivelas  [ 1109 leituras. ]
Conta-se que El-Rei D. Dinis se escapava sorrateiramente do Paço Real de Lisboa para, pela calada da noite, a coberto da escuridão, vir até Odivelas, onde viveriam damas nobres gentis e amorosas.

A Santa Rainha, sempre atenta, embora sile... [ Mais... ]
 
O Senhor Jesus de Ponta Delgada
Lenda da zona de Açores  [ 1109 leituras. ]
A origem da construção da igreja do Senhor Jesus da Ponta Delgada tem origem num milagre que aconteceu há muitos, muitos anos, quando esta cidade era apenas ainda uma pequena povoação que pertencia a Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel, nos Aç... [ Mais... ]
 
O bodo do pão e queijo
Lenda da zona de Leiria  [ 1109 leituras. ]
Era uma vez ... ali no Terreiro, que depois veio a chamar-se “Terreiro do Pão e Queijo” e hoje é o Largo Cândido Reis, mas mais conhecido pela antiga denominação de “Terreiro”, havia uma mulher que tinha uma venda.

Um dia, tocada pela ganâ... [ Mais... ]
 
Anacreonte
Lenda da zona de   [ 1109 leituras. ]
Anacreonte, poeta cortesão que celebrava os prazeres do vinho e do amor com versos festivos e laudatórios, era oriundo de uma família jónica.
Passou quase toda a primeira parte da sua vida na corte de Polícrates, tirano de Samos.

Após... [ Mais... ]
 
Senhora do monte
Lenda da zona de Leiria  [ 1109 leituras. ]
A uma comprida légua de Leiria, acima das Cortes, e no alto de um monte que se prolonga para maiores alturas, há uma Ermida onde se venera uma imagem de Nossa Senhora, com a invocação de “Senhora do Monte” que fez esquecer a de “Mercês” com que algum... [ Mais... ]
 
O vinho na mitologia
Lenda da zona de   [ 1110 leituras. ]
Uma lenda grega atribui a descoberta da videira a um pastor, Estáfilo, que, ao procurar uma cabra perdida, a foi encontrar comendo parras.
Colhendo os frutos dessa planta, até então desconhecida, levou-os ao seu patrão, Oinos, que deles extraiu ... [ Mais... ]
 
Lenda Persa
Lenda da zona de   [ 1110 leituras. ]
Na Pérsia, a origem do vinho era também lendária: conta-se que um dia, quando o rei Djemchid se encontava refastelado à sombra da sua tenda, observando o treino dos seus archeiros, foi o seu olhar atraído por uma cena que se desenrolava próximo: uma ... [ Mais... ]
 
Lenda de Maria Fidalga
Lenda da zona de Souto - Barcelos  [ 1110 leituras. ]
A lenda de Maria Fidalga faz parte da tradição oral portuguesa, ligada ao Monte d’Assaia, no Concelho de Barcelos. A sua história ter-se-ia passado entre o Souto e Fonte Velha, na encosta deste monte, lá pelos séculos XVI ou XVII.

Segue-se... [ Mais... ]
 
O Lidador ou a Lenda da Porta da Traição
Lenda da zona de Leiria  [ 1110 leituras. ]
Numa noite sem luar, cercava o exército de D. Afonso Henriques a fortaleza de Óbidos onde os mouros resistiam já há cerca de dois meses.

D. Afonso Henriques e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, tinham decidido que o ataque seria realizado... [ Mais... ]
 
Lenda da Pedra
Lenda da zona de Campo Maior  [ 1110 leituras. ]
Além da lenda que está ligada à construção da Capela de Nossa Senhora da Enxara, há a registar uma outra relacionada com a mesma Santa que diz respeito á pedra redonda sobre a qual está assente, dentro da Capela a imagem Santa.

Diz o povo ... [ Mais... ]
 
S. Jorge e o Dragão
Lenda da zona de Leiria  [ 1110 leituras. ]
O culto de S. Jorge foi introduzido em Portugal nos primórdios da nacionalidade, através dos cruzados ingleses que participaram na Reconquista. Entre alguns dos devotos deste Santo, que nasceu de uma ilustre família cristã de Capadócia (actual Turqui... [ Mais... ]
 
Lenda de Vide
Lenda da zona de Vide  [ 1110 leituras. ]
O povo da Vide conta que em 1848 constava no Governo Civil de Coimbra que se encontrava na Barriosa o ilustre Doutor Luís Paulino de Figueiredo Fragoso de Almeida e que ali tinham escondidas 600 espingardas, esperando oportunidade para continuar a gu... [ Mais... ]
 
Lenda da Conversão de Abul
Lenda da zona de Viana do Castelo  [ 1110 leituras. ]
O cruzeiro que existe em Barbeita tem uma imagem de Santiago à qual está ligada uma antiga lenda de amor, do tempo em que nesse lugar vivia um conde poderoso que tinha uma linda irmã chamada Margarida.

A jovem tinha muitos pretendentes ma... [ Mais... ]
 
O Lidador ou a Lenda da Porta da Traição
Lenda da zona de Leiria  [ 1110 leituras. ]
Numa noite sem luar, cercava o exército de D. Afonso Henriques a fortaleza de Óbidos onde os mouros resistiam já há cerca de dois meses.

D. Afonso Henriques e Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, tinham decidido que o ataque seria realizado... [ Mais... ]
 
O Milagre da Sra. do Monte
Lenda da zona de Madeira  [ 1110 leituras. ]
Nos primeiros tempos da colonização da ilha da Madeira, havia uma ribeira de água límpida e abundante rodeada de terras férteis que encantou os portugueses que lá chegaram.

Mas um dia um senhor poderoso resolveu ter aquela água só para si... [ Mais... ]
 
O Cavaleiro Henrique
Lenda da zona de Lisboa  [ 1110 leituras. ]
Nos primeiros tempos da Reconquista, cerca de treze mil cruzados vieram de toda a Europa para auxiliar D. Afonso Henriques na Reconquista aos Mouros.

Entre os muitos que pereceram e que foram considerados mártires, houve um cavaleiro chamad... [ Mais... ]
 
Lenda de Valongo e Susão
Lenda da zona de Porto  [ 1110 leituras. ]
Os nomes de Valongo e Susão têm origem nesta lenda que remonta à época em que alguns cristãos perseguidos no Oriente se refugiaram em Cale, foz do rio Douro.

Entre eles estava o rico negociante judeu Samuel, recém convertido ao Cristianis... [ Mais... ]
 
Lenda do Mouro do Cabril
Lenda da zona de Coimbra  [ 1110 leituras. ]
Beatriz era uma jovem camponesa que todos os dias pastoreava o seu rebanho junto da ribeira do Cabril. Muito bonita, era disputada pelos jovens do lugar.

Talvez fosse por isso que ainda não se tinha decidido por nenhum, ou talvez por influê... [ Mais... ]
 
Lenda do Almocreve de Estói
Lenda da zona de Faro  [ 1110 leituras. ]
O almocreve José Coimbra, conhecido também por Ti Zé da Serra, percorria habitualmente, com o seu burrinho, os caminhos do Algarve. Um dia ao passar junto das ruínas de Milreu, perto de Estói, encontrou uma bela moura encantada vestida com um manto d... [ Mais... ]
 
Os olhos de água da Caranguejeira
Lenda da zona de Leiria  [ 1110 leituras. ]
Era uma vez ... andava um lavrador agarrado à rabiça do seu arado lavrando a terra que lhe havia de dar o pão. Ele era um bom homem, trabalhador , honrado e muito temente a Deus. Dia de sol tórrido que tudo abrasava e secava a língua das gentes e dos... [ Mais... ]
 
O Açor e o Príncipe - Lenda dos Três Milagres
Lenda da zona de Guarda  [ 1110 leituras. ]
Em tempos que já lá vão, houve um rei espanhol que desesperado por não ter filhos invocou a benção de uma Nossa Senhora dos Milagres, do sítio de Aldeia Rica, em Celorico da Beira, famosa por ter salvado um pastor e a sua vaca de morrerem afogados. ... [ Mais... ]
 
Os Ferreiros de Penela
Lenda da zona de Coimbra  [ 1110 leituras. ]
Muito perto de Penela existem dois montes elevados, em forma de cone, que a lenda diz terem sido habitados por dois irmãos ferreiros, Melo e Jerumelo. Estando cada um em seu monte com a sua respectiva forja, possuíam apenas um martelo do qual se serv... [ Mais... ]
 
Lenda do Manto de Santo António
Lenda da zona de Faro  [ 1110 leituras. ]
À entrada da vila de Monchique existe uma imagem de Santo António com um manto azul bordado a ouro que lhe foi oferecido por uma jovem em agradecimento por o santo lhe ter arranjado casamento.

Mas a verdade é que este casamento não foi tã... [ Mais... ]
 
Lenda da Floração da Aguilhada (Vasco da Gama)
Lenda da zona de Sines  [ 1110 leituras. ]
Aguilhada. Vara fina com ferrão na ponta usada para acicatar os bois da lavoura ou nos carros.

Chãos. Subúrbio agrícola de Sines.



O Sol punha-se no cabo. A brisa do mar revigorava a mocidade campesina p... [ Mais... ]
 
Lenda das Águas de Almofala
Lenda da zona de Guarda  [ 1110 leituras. ]
Almofala foi em tempos terra de Mouros como o indica o significado do seu nome em árabe: "hoste ou arraial de Mouros". Nesses tempos longínquos vivia em Almofala uma jovem muito bela chamada Salúquia que a todos fascinava e trazia presos aos seus cap... [ Mais... ]
 
Voto do Rei em Alvardos
Lenda da zona de Santarém  [ 1110 leituras. ]
Corria o ano de 1147. D. Afonso Henriques e o seu pequeno exército dirigiam-se a Santarém com o objectivo de tomarem a Vila. Ao atravessarem a serra de Alvardos (maciço de Porto de Mós), D. Pedro Afonso (1), disse a D. Afonso Henriques:

"S... [ Mais... ]
 
Lenda do Alfageme de Santarém
Lenda da zona de Santarém  [ 1110 leituras. ]
Fernão Lopes, na sua Crónica do Condestável, deixou para a posteridade esta lenda do alfageme Fernão Vaz, o mais reputado da região de Santarém, que à custa de muito trabalho tinha amealhado uma pequena fortuna que, diziam as más línguas, lhe tinha p... [ Mais... ]
 

 
 

 

© 2003-2018 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
10177053 páginas visitadas - 71 visitantes ligados
Contacte-nos