• Lendas
Lenda de Nossa Senhora das Salas

Imprimir:Versão para impressão

Zona: Sines - Setúbal
««« Voltar
 

Dona Vetaça (ou Betaça) Lescaris, princesa grega, vem para Portugal para servir como dama de honor de Dona Isabel, que ia casar com o rei Dom Dinis. Entrando em águas portuguesas, o seu barco é recebido por uma tempestade.

No desespero, Betaça promete construir uma capela em louvor da Virgem no primeiro porto que encontrar. E que o castelo mais próximo fica com a relíquia do Santo Lenho que traz consigo.

Dona Vetaça salva-se e as promessas são cumpridas.

Sines, o porto, fica com a capela (construção primitiva da Ermida de Nossa Senhora das Salas). Santiago do Cacém, de cujo termo Vetaça será dona, fica com o fragmento da Cruz de Cristo.

A primeira ermida é uma construção austera, um pouco mais a leste do que a actual, sobre a nascente que hoje alimenta a Fonte da Dona Betaça.

Origem do nome. Salas ou Salvas?

Ao longo dos anos, os historiadores têm-se debatido com a questão do nome correcto da santa de Sines. O mais recente texto publicado sobre a sua ermida ("A Ermida de Nossa Senhora das Salas", incluído no catálogo "Da Ocidental Praia Lusitana", de José António Falcão e Ricardo E. Pereira) defende a contaminação pela proximidade de ums armazéns de sal ou de uma fábrica de salga (sala) que ali terá existido.

Dos que defender a grafia "sala", há também quem remeta para uma derivação de "salir", termo utilizado no sentido de "morrer". Nossa Senhora das Salas será, então, outro nome para a Nossa Senhora dos Defuntos.

O termo "salvas" tende a substituir "salas" a partir do século XVIII. Não há nenhuma fonte documental que forneça as razões da mudança. Pode, no entanto, ser uma homenagem às mulheres "salvas" da tempestade da lenda (Dona Vetaça, sua mãe e irmãs).

Pode ainda designar as salvas com que Vasco da Gama saudava a "senhora de Sines" de cada vez que passava por este troço de costa.

 
««« Voltar
 
 
 

 

© 2003-2017 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
9570045 páginas visitadas - 240 visitantes ligados
Contacte-nos