• Castelo de Monsanto
 

Castelo de Monsanto
Monsanto - Castelo Branco

Construída num morro granítico a oitocentos metros de altitude e localizada a menos de quatro léguas da actual fronteira com a Espanha, a aldeia fortificada de Monsanto foi, até que os azedumes entre portugueses e espanhóis se diluíram na resignação do tempo, a praça forte mais desejada pelos nossos vizinhos, numa zona da Beira Interior onde se degladiaram em mil batalhas.

Não se conhece a data de fundação do povoado, ainda agora constituído por casas de pedra ou aproveitando, como telhado, os penedos enormes que se encostam, uns aos outros, em equilíbrios aparentemente instáveis. No entanto, foram ali encontradas algumas jóias em ouro de proveniência Cartaginesa.

Os Lusitanos devem ter andado por lá. Quanto à permanência dos Romanos não existe qualquer dúvida, pois o castelo de Monsanto, de onde se avista tanto a Espanha como as serras da Gardunha e da Estrela, foi construído sobre um primitivo castro.

Para quem pretenda visitar o histórico e alcantilado burgo, o nosso conselho é o de munir-se de um bom bordão e da necessária resistência física, já que as viaturas terão que ser abandonadas bem antes da meia subida, por via da estreiteza das ruas; mais precisamente no pequeno largo do miradouro, onde alguns canhões, com duzentos anos bem contados, ainda apontam para o lado de onde, segundo o povo, não vem bom vento nem bom casamento...

 
 
 

 

© 2003-2017 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
9557598 páginas visitadas - 241 visitantes ligados
Contacte-nos