Domingos Camarinha
Guitarrista privativo de Amália Rodrigues durante doze anos, Domingos Camarinha é considerado ainda hoje um dos maiores estilistas da guitarra portuguesa.
Nascido em Lisboa, no popular bairro da Graça, em 1915, desde miúdo que se sentiu atraído pelo instrumento, começando a tocar na guitarra do pai, marceneiro de profissão.
Com sete anos tocava já o fado corrido e aos dez anos ganhara um cavaquinho oferecido por um amigo do pai; com onze iniciou carreira profissional como aprendiz de barbeiro (promovido a cabeleireiro de senhoras no final da adolescência), e passou por outros empregos - de empregado de balcão a proprietário de uma loja de molduras - enquanto ia aperfeiçoando a sua técnica e tornando-se conhecido no meio, actuando como acompanhante à noite.
Eventualmente, a sua reputação acabaria por permitir a Domingos Camarinha assumir-se como guitarrista a tempo inteiro, primeiro como exclusivo do Café Luso, durante 17 anos, depois como guitarrista privativo de Amália entre 1954 e 1966.
Posteriormente, começou a escolher atentamente os locais onde actuava e, durante quatro anos, foi guitarrista privativo de Fernando Farinha.
Continuou a tocar até 1982, altura em que se retirou do meio artístico.
|