• Biografia de: Domingos Camarinha
 

Domingos Camarinha

Guitarrista privativo de Amália Rodrigues durante doze anos, Domingos Camarinha é considerado ainda hoje um dos maiores estilistas da guitarra portuguesa.

Nascido em Lisboa, no popular bairro da Graça, em 1915, desde miúdo que se sentiu atraído pelo instrumento, começando a tocar na guitarra do pai, marceneiro de profissão.

Com sete anos tocava já o fado corrido e aos dez anos ganhara um cavaquinho oferecido por um amigo do pai; com onze iniciou carreira profissional como aprendiz de barbeiro (promovido a cabeleireiro de senhoras no final da adolescência), e passou por outros empregos - de empregado de balcão a proprietário de uma loja de molduras - enquanto ia aperfeiçoando a sua técnica e tornando-se conhecido no meio, actuando como acompanhante à noite.

Eventualmente, a sua reputação acabaria por permitir a Domingos Camarinha assumir-se como guitarrista a tempo inteiro, primeiro como exclusivo do Café Luso, durante 17 anos, depois como guitarrista privativo de Amália entre 1954 e 1966.

Posteriormente, começou a escolher atentamente os locais onde actuava e, durante quatro anos, foi guitarrista privativo de Fernando Farinha.

Continuou a tocar até 1982, altura em que se retirou do meio artístico.

 
 
««« Voltar
 
 

 

© 2003-2017 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
9570046 páginas visitadas - 242 visitantes ligados
Contacte-nos