• Biografia de: Maria de Fatima Bravo
 

Maria de Fatima Bravo

Uma das cançonetistas mais populares reveladas através do Centro de Preparação de Artistas da Emissora Nacional, Maria de Fátima Bravo é de todos recordada por esse êxito enorme que foi, em 1957, Vocês Sabem Lá, canção de Nóbrega e Sousa e Jerónimo Bragança que ficou como um dos grandes clássicos da música ligeira nacional.

Natural de Lagos, onde nasceu em 1935, Maria de Fátima Bravo desde miúda que cantava em casa e, com nove anos, cantou pela primeira vez em público. Mas o seu desejo era ser pintora.

Não havia de ser: em 1951, tinha Maria de Fátima dezasseis anos, o pai faleceu subitamente e a própria jovem adoece, recuperando muito lentamente. Em 1953 emprega-se como secretária.

A carreira artística surge quase por acaso, na sequência da insistência de um amigo de família que, às escondidas, inscreveu a jovem no Centro de Preparação de Artistas da Emissora.

Nesse mesmo ano, estreia-se na Emissora Nacional e, em 1958, assinava aquele que seria o seu primeiro grande êxito, Vocês Sabem Lá, o primeiro de muitos como Deixa Lá Falar (do filme O Tarzan do 5º Esquerdo), A Mulher Que Passa, Eu Sou Pecadora ou É Mentira.

Foi igualmente actriz de teatro (primordialmente revista) e de cinema - a sua popularidade levou o realizador Manuel Guimarães a convidá-la para o papel principal da adaptação cinematográfica da popular opereta A Costureirínha da Sé, em 1959.

Mas, em 1961, ao casar-se, Maria de Fátima abandona a carreira artística. Não volta a cantar em público, excepto em ocasiões pontuais e para homenagear colegas.

 
 
««« Voltar
 
 

 

© 2003-2017 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
9565125 páginas visitadas - 214 visitantes ligados
Contacte-nos