• Biografia de: Maria Fernanda Soares
 

Maria Fernanda Soares

Nascida no popular bairro Lisboeta de Belém, a 14 de Maio de 1928, desde muito cedo que Maria Fernanda Soares se interessa pela música e revela dotes vocais.

Incitada por Orlando Setimeli, artista da rádio, apresenta-se na então popular Rádio Graça, onde revela as suas potencialidades. Em breve presta provas na Emissora Nacional, perante os maestros Tavares Belo, António Melo e Belo Marques.

É de imediato aceite e começa a trabalhar com o maestro Belo Marques, que dirigia a orquestra típica portuguesa, formando um quarteto vocal feminino com Maria de Lurdes Resende, Maria Beatriz e Olga Maria.

A estreia de Maria Fernanda Soares como solista faz-se no programa Serões para Trabalhadores, da Emissora, onde terá muitos êxitos. Mais tarde virá a fazer parte do Coro Feminino da Emissora Nacional, actividade que a ocupará durante muitos anos em paralelo com a sua carreira de solista.

Conta-se que foi a primeira artista a ser convidada para as emissões experimentais da RTP, convite que declinou por motivos particulares.
Mas será presença assídua no célebre programa televisivo Melodias de Sempre e em operetas que lhe dão a oportunidade de exercitar a sua grande paixão pela representação, paixão essa nunca emergente na sua vida de cançonetista, marcada por muitos sucessos, entre os quais Filigranas do Norte, Baila Rita, Santo Antoninho, Grande Marcha de Lisboa, Marcha do Alto Pina.

 
 
««« Voltar
 
 

 

© 2003-2017 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
9557618 páginas visitadas - 257 visitantes ligados
Contacte-nos