• Biografia de: José Nunes
 

José Nunes

Embora José Nunes se tenha tornado um dos grandes guitarristas do fado de Lisboa, este músico era na realidade nortenho - natural do Porto, onde nascera em 1916, filho de um regente de banda militar que morreu tinha ele apenas quatro anos.

Com oito anos teve as primeiras lições de guitarra, ainda no Porto, antes de vir para Lisboa estudar nos Pupilos do Exército, acabando por se radicar na capital.

Estreou-se publicamente no Café Ginásio em 1930 e iniciou carreira profissional no Café Mondego seis anos depois, já depois de ter feito parte do elenco das primeiras emissões de rádio dedicadas ao fado.

Aliás, José Nunes foi não apenas um pioneiro na divulgação da guitarra portuguesa na rádio, mantendo durante mais de trinta anos presenças regulares na Emissora Nacional, como também na televisão, tendo sido o primeiro guitarrista a aparecer na RTP - mantendo sempre o seu emprego diurno na Companhia do Gás e Electricidade...

Acompanhante de muitos dos maiores nomes do fado (a própria Amália teve a felicidade de contar com a sua colaboração), e considerado um mestre por muitos dos seus confrades (o próprio Artur Paredes, mestre entre os mestres, admirava o seu talento), José Nunes era contudo, apesar do seu talento, pessoa reservada e exigente, profundamente perfeccionista. Faleceu em 1979.

 
 
««« Voltar
 
 

 

© 2003-2018 Canto da Terra - Todos os direitos reservados.
Desenhado para IE 5.x - Resolução mínima: 1024x768.
10230319 páginas visitadas - 56 visitantes ligados
Contacte-nos